Comportamento Passivo Agressivo, o que significa?

 

Em algum momento da vida, você já se deparou com alguém que parecia estar te atacando ou te alfinetando, porém, esta pessoa não estava exatamente gritando ou te xingando, ou seja, ela não utilizou dos meios convencionais para expressar agressividade de fato, este comportamento é chamado de passivo agressivo.

Pessoas que estão nesta classificação, são pessoas geralmente calmas, que não conseguem se impor, tendem a evitar conflitos, não conseguem dizer não à algo que elas não gostam ou não querem fazer e quando elas se submetem a fazer algo que não querem, elas sentirão raiva em relação a isso, porém como não sabem lidar muito bem com o sentimento de raiva, elas te atacarão sem parecer exatamente que é um ataque.

Listarei abaixo alguns tipos de comportamento que se encaixam neste tema, talvez você conheça pessoas que se comportem assim ou talvez você mesmo tenha este comportamento e sem nem perceber:

  • SILÊNCIO: quando alguém diz ou faz algo que te desagradou e você, ao invés de expor os pontos negativos da situação, cruza os braços, se silencia e permanece com a cara fechada, enquanto a pessoa te questiona o que houve de fato, você apenas diz que está tudo bem. Assim você chantageia as pessoas para cederem o que você quer, ou pelo menos, a escutarem o que você não consegue falar porque tem dificuldade de entrar em divergência com as pessoas.

 

  • ATRASO OU ESQUECIMENTO: geralmente acontece em ambiente de trabalho. Imagine que seu chefe lhe pediu algo que você não gosta de fazer ou que acredita não ser sua função, ao invés de conversar sobre o assunto, você atrasa o que deveria ser feito, pois dessa forma você ataca a pessoa de forma indireta e sútil, negligenciando o pedido que ela te fez.

 

  • CULPAR OS OUTROS: você sempre culpa os outros e nunca assume a responsabilidade pelas coisas que faz. Assim você faz as outras pessoas se sentirem constrangidas e culpadas por coisas, enquanto você permanece ileso das consequências.

 

  • FALA CONFUSA: quando você não consegue dizer o que quer, então começa a dar “voltas e voltas” no assunto e as pessoas nunca entendem com clareza o que você precisa. É como se existisse um comportamento enigmático da sua parte. Crianças costumam ter este tipo de postura, por exemplo, quando querem que comprem algo para elas, mas ao mesmo tempo sabem que determinado produto é caro.

 

  • MAU HUMOR: diferente do silêncio a pessoa desenvolve um mau humor crônico. Supondo que você entrou em um novo emprego ou em um curso, com o passar do tempo você acabou não conseguindo se impor e algumas pessoas deste ambiente te desagradam, então você começa a mudar seu comportamento de tal forma que começa a perceber que muitas pessoas se afastaram de você, provavelmente você pode estar sempre com a cara fechada, braços cruzados, com uma postura mais agressiva, mesmo sem gritar ou brigar, sendo assim, apesar de continuar sendo uma pessoa mais passiva, mais calma, sua linguagem corporal e suas expressões expressam o oposto.

Postagens relacionadas

Será que você não está repetindo os mesmos erros de seus pais?

Você já flagrou certas atitudes suas semelhantes à de seus pais em certos...

Como desenvolver conversas mais atrativas?

Você já sentiu que sua conversa com alguém não estava fluindo ou que...

Leave a Comment

X