Mães narcisistas, como identificar?

Já falamos sobre o que são mães narcisistas e algumas características deste perfil, porém, precisamos nos dar conta que não existe apenas um tipo de padrão que se classifica como narcisista, claro, existe o perfil mais clássico que todos já conhecem, mas também existem nuances deste mesmo perfil e para que você consiga entender um pouco melhor sobre esse assunto, separados três perfis de mães narcisistas:

  • VAIDOSA: obviamente pessoas vaidosas não necessariamente são pessoas narcisistas, não é porque alguém gosta de se arrumar e cuidar da saúde que faz dela alguém narcisista. Vaidosa neste sentido, seria uma mãe que sempre quer os holofotes apontados para ela. A característica de vaidade permeia os três tipos de mães narcisistas, mas neste subtipo a vaidade é o aspecto mais predominante. Esta pessoa costuma ser impulsiva, ela é muito guiada pela ideia de prazer a qualquer custo e o problema disso é que quem busca apenas por coisas boas, gostosas, fáceis de lidar e que tragam prazer, deixam de se importar com algo que seja mais robusto, sólido, consistente, pois isso exige um processo mais maçante, complicado, trabalhoso e até mesmo de duração de longo prazo. Então uma mãe que seja guiada pelo prazer, a maternidade pode ser algo muito pesado, ela será uma mãe mais ausente, que apenas aparece por um curto tempo, para mostrar que está lá, mas rapidamente some (quando a criança é pequena, por exemplo), logo essa criança geralmente é criada e recebe mais atenção de outras pessoas de sua família: pai, tios, avós.

 

  • TIRÂNICA: este tipo de mãe quer ser o centro das atenções, mas através de um “componente” de guerra, então ela está o tempo todo fomentando brigas, discórdias, desagrado, está sempre jogando umas pessoas contra as outras, tem um inimigo em potencial que está sempre falando mal (chefe, parceiro, amigos e normalmente, os filhos) e é normal que crianças queiram coisas dos pais, como: amor, atenção e por aí vai, mas para este tipo de mãe narcisista tirânica, é um fardo, uma sobrecarga, é como se a criança fosse vista como uma exploradora na medida que ela quer algo da mãe, então ela vai brigar, humilhar e até mesmo agredir fisicamente. É uma pessoa que está sempre guardando rancor e que essencialmente quer o controle das coisas, pessoas e situações baseado no medo, na submissão e na fomentação da raiva, pois é no caos que ela alimenta a sua própria importância.

  • SOFREDORA: este tipo de mãe é identificada com a dor, com o drama, com problemas, doenças, com sofrimento emocional. É como se você estivesse sempre falhando com ela. É um subtipo mais dramático, que tem uma carência infinita e faz parecer que ela sempre precisa implorar a atenção dos outros, além disso, parece que ninguém é o suficiente para ela. Esta pessoa sempre lamenta a sua falha e chega uma hora que você se sente mal e cansado de tentar atender aquela pessoa que nada agrada. Este tipo de mãe também faz muita chantagem emocional, muitas vezes faz com que os outros a sirvam e se sintam culpados caso não as coloque em primeiro lugar em suas vidas.

 

 


Postagens relacionadas

Mães Narcisistas, como lidar? [Parte 2]

Primeiramente é necessário que você analise a gravidade da sua situação pois, assim...

Baixa Autoestima e Insegurança, como lidar?

Primeiro, é importante voltarmos à infância, pois, antes de termos influencias de educadores,...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Add Comment *

Name *

Email *

Website

X