Relacionamento Tóxico

 

Você sabe se está em um relacionamento tóxico? Em algum momento já deve ter se questionado sobre isso, então hoje, iremos trazer algumas informações sobre este assunto.

Se o seu relacionamento passa a todo momento por altos e baixos, é um indicio de um relacionamento tóxico, existe um ciclo vicioso de brigas, pedidos de perdões, afastamentos de ambos e logo em seguida reatam e depois, brigam novamente, ou seja, o relacionamento parece uma montanha russa, onde não há uma base sólida e saudável.

Outro ponto é você sentir uma constante tensão relacionado à pessoa com a qual está se relacionando. Você está sempre esperando algo de ruim acontecer, ou até mesmo, sente-se coagido em falar ou fazer certas coisas por medo da reação do seu conjugue, é como se a qualquer momento a pessoa que está com você pudesse agir de forma inesperada, outro ponto, é quando você está longe e sente que precisa dar explicação sobre tudo para ela/ele: onde você está, o que está fazendo, você sente-se limitado/a em realizar algo que não foi planejado, pois, provavelmente teria que avisar seu conjugue do imprevisto e ele/ela não gostaria dessa mudança de planos.

Em um relacionamento tóxico, muitas das vezes acabamos nos afastando lentamente dos nossos círculos sociais, como: familiares, amigos, colegas de trabalho. Todos nós somos seres sociáveis, uma vida saudável é aquela que interagimos com as pessoas que nos cercam ou que gostaríamos de nos relacionar, se afastar de pessoas para viver exclusivamente o relacionamento não é saudável.

Outro ponto é quando você sente um medo inexplicável de perder a pessoa que você ama, pensamentos como: “sem ela/ele minha vida não tem graça”; “não sei que caminhos seguir caso ele/ela saia da minha vida”, entre outros, há uma grande chance de você ser dependente afetivo desta pessoa e isso não é saudável para o psicológico de ambas as partes.

Se você se sente quase sempre ameaçado (a) ou culpado (a), sente que não pode fazer nada sem pedir autorização, ou mesmo quando você faz algo, sente uma sensação de culpa ou ansiedade, se preocupando com que o outro pensaria de você, você pode estar numa relação tóxica em que o outro restringe sua liberdade e sua capacidade de decidir por conta própria.

Caso esteja vivendo uma relação tóxica, procure se afastar lentamente desta pessoa, converse sobre sua situação com amigos e familiares que confie, além disso, procure ajuda profissional, pois, muitas das vezes, estas relações trazem consequências emocionais para dentro de nós.


Postagens relacionadas

8 princípios para viver uma vida épica

Um princípio de vida é basicamente algo que leva você a ser a...

Como desenvolver conversas mais atrativas?

Você já sentiu que sua conversa com alguém não estava fluindo ou que...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Add Comment *

Name *

Email *

Website

X